O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) esteve presente em mais um dia da II Jornada do curso de Ciências Contábeis da UniEvangélica, em Anápolis. No dia 19 de novembro, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima, ministrou palestra sobre as novas mudanças registradas para o Simples Nacional. Ele estava acompanhado do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, que proferiu a abertura do evento. No dia seguinte, 20, o conselheiro do CRC-GO, Alessandro Polonial, participou da II Jornada.

A palestra foi abordada com linguagem compreensível aos acadêmicos de 1º ao 4º período do curso. Em uma turma com cerca de 200 pessoas, o vice-presidente Marciel Augusto apontou sobre o importante papel do contador no regime do Simples.

“Devido ao grande número de empresas que são optantes pelo regime diferenciado da Lei Complementar 123/2006, o papel do contador é de extrema importância nas orientações para que os micro e pequenos empresários possam atender as exigências do Fisco, e assim permanecer no regime do Simples Nacional”, explica.

De acordo com Marciel Augusto, o bom preparo do profissional da contabilidade para lidar com o Simples Nacional vai depender do seu processo de atualização.

“É necessário que eles percebam a importância de estarem sempre atualizados, considerando que a Legislação é extremamente dinâmica, exemplo do ocorrido na legislação do Simples Nacional este ano com a edição da LC 147/2014. Essas palestras são fundamentais para que os mesmos possam acompanhar o regime e as alterações que houve e ainda haverá ao longo dos anos desde a sua edição, através da Lei Complementar 123/2006”, reforça.

A diretora do curso de Ciências Contábeis da UniEvangélica, Edna Barbosa, declara que a palestra gerou resultados animadores entre os alunos durante a Jornada.

“A palestra do professor Marciel foi muito produtiva, e os alunos de 1º a 4º períodos gostaram muito. Ele realizou uma dinâmica, abordando as características e aplicabilidade do Simples Nacional para as micro-empresas – ME e as empresas de pequeno porte – EPP, e deixou claro a importância do papel do contador na aplicação do Simples, além da sua responsabilidade perante o empresariado. Também falou sobre o mercado de trabalho para o contador, e a necessidade de se atualizar. Os alunos do curso de Ciências Contábeis destacaram a importância do tema e o desejo de novas discussões nesse nível para os próximos eventos”, conclui.

Já no dia 20 de novembro foi a vez da Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC) receber o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO para uma palestra na Semana Científica 2014/02, sobre os impactos da lei 12.973/2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO