A Junta Comercial de Goiás (Juceg) lançou no último dia 11 de junho o Sistema de Indicadores que permite a consulta e geração de dados do número de empresas abertas a partir de 2013 por atividade jurídica, municípios e setor econômico. Pioneiro no País, o novo sistema coloca não somente a Juceg, mas o estado de Goiás em um novo patamar de geração de índices que embasam seu processo de crescimento econômico. Esses dados fundamentam análises e pesquisas socioeconômicas, acadêmicas, mercadológicas, além de matérias jornalísticas, entre outros usos. Eles apontam, por exemplo, quais empresas, de quais segmentos estão se instalando nos municípios do Estado, além de informar o tipo societário, se é composto por pessoa jurídica ou física, além da porcentagem de empresas abertas por homens e mulheres. Numa segunda fase, mais informações serão disponibilizadas, como quantidade de sócios e filiais da empresa.

Para o gerente de Tecnologia da Juceg, Sílvio Miranda, o principal impacto é que as pessoas poderão analisar os negócios criados ao longo dos últimos 10 anos (a partir de 2004), como as regiões e atividades mais procuradas. “As informações relacionadas ao município podem influenciar na decisão de criação do negócio, que pode ou não ser mais propício para uma região ou outra”, acredita.

De acordo com o presidente da Juceg, Alexandre Caixeta, a disponibilização do sistema se torna importante uma vez que é possível fazer um comparativo das cidades que mais crescem no Estado. “A Junta deixa de ter a característica de atuar apenas como uma espécie de ‘cartório’ e passa a munir a sociedade de informações relevantes para tomada de decisão”, assegura.

Assessoria de Imprensa CRC-GO