O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, na última sexta-feira, 20, a palestra Sped e as oportunidades para os profissionais de contabilidade em tempos de crise: uma ênfase na ECD e na ECF, ministrada por Fernando Sampaio, contador, especialista em Gestão e Controladoria, e Ana Carolina Aleixo, psicóloga clínica e organizacional. Na palestra, organizada para o programa Sexta do Conhecimento, realizado pelo CRCGO em parceria com o Instituto de Pós-graduação (Ipog), estiveram presentes o presidente do CRCGO Edson Bento dos Santos, que fez a abertura do evento, o vice-presidente de Controle Interno, Djalma Silva, o diretor Saulo Gonçalves, a delegada do Conselho em Valparaíso, Luciana Rodrigues, e a contadora Josenilda Ribeiro.

Ana Carolina deu início a palestra e falou sobre as oportunidades que os contadores têm em mãos de se sobressaírem mesmo com a retração da economia. A palestrante apresentou formas de encantar o cliente, de reforçar as competências que se tem e gerar saídas a partir deste momento difícil em que se encontra a economia mundial. “Há uma crise e não podemos negar. O que se deve fazer é criar alternativas para minimizar os impactos neste momento, seja para o empresário ou para o colaborador que precisa garantir o seu espaço e não perder a sua cadeira”, afirma Ana Carolina.

O contador precisa entender que manter um bom relacionamento com o cliente é muito importante e faz com que a credibilidade seja repercutida com outros empresários. Tudo isto soma positivamente na ampliação da rede de negócios. “O papel estratégico também é importante ser ressaltado e não simplesmente a execução de tarefas. É fundamental que o contabilista ofereça possibilidades e novos olhares sobre as empresas”, destaca Ana Carolina.

Após a apresentação de Ana Carolina foi a vez de Fernando expor o conteúdo sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Ele destacou as minúcias da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e deu dicas de como os profissionais devem lidar com o software que é utilizado para gerar estas documentações. “É preciso ter as informações da empresa em mãos. Os contadores não estão sabendo utilizar as ferramentas que são disponíveis. Antes de manusear o software é imprescindível que você já conheça o processo”, garante o palestrante.

Fernando explicou que muitas empresas colocam a culpa no contador quando alguma informação é prestada de forma equivocada. “Mas nem sempre isso é culpa do profissional contábil. A nossa obrigação é inserir informações que foram nos enviadas pela empresa. E essas informações precisam chegar de maneira correta em nossas mãos. Por isso, é nosso dever sermos mais proativos”, aponta Fernando.

Entre outros assuntos abordados por Fernando estavam regime de tributação do Imposto de Renda (IR), obrigatoriedade de adotar a ECD, lucro real e presumido, demonstrativo de livro-caixa e recuperação de dados na ECD.

O escriturário Ovenil Lino Costa participou do evento e revela como recebeu o conteúdo exposto por Fernando e Ana Carolina: “É um assunto que ajuda muito para quem trabalha na área de escrituração, principalmente porque tratou das prerrogativas legais”.

Para Djalma, o tema foi muito bem explanado pelos palestrantes. “É um assunto que temos sempre de estarmos colocando em pauta por ser importante”, avalia.

A delegada do CRCGO em Valparaíso, Luciana Rodrigues, também revela o que achou da palestra: “O profissional sai daqui atualizado e conhecendo as particularidades com relação ao Sped”.

“Como o prazo para entrega da ECD termina no último dia útil de maio, os contadores estão preocupados com o Sped. Além do mais, a Ana Carolina abordou pontos referentes à gestão e foi fantástico”, pontua Josenilda.

A palestra contou com a participação de 65 pessoas e arrecadou 247 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCGO.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *