O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, no dia 2 de junho, das 9h às 12h, no auditório da entidade, a palestra Sped: o olho digital do governo em parceria com a Alterdata Software. Ministrado por José Luiz Fondacaro, engenheiro mecânico e orientador de Cloud Computing e Sped, o evento contou com a participação do presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, que fez a abertura.  O vice-presidente de Controle Interno, Djalma Silva, os conselheiros Júlio César Carlos e Ivam Pugas, além do diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves, também marcaram presença.

Edson Bento, durante a abertura do evento, enfatizou sobre as prerrogativas do CRCGO: fiscalizar, registrar e promover a educação continuada. “Nós queremos profissionais éticos para a classe. Se vocês gostam do que fazem, então procurem sempre o caminho correto”, afirmou Edson e aproveitou ainda para convidar os participantes a se inscreverem no 3º Simpósio de Perícia Contábil de Goiás que será realizado nos próximos dias 9 e 10 de junho.

Ao dar início a palestra, José Luiz destacou o objetivo do evento: “não é fazer terrorismo. É mostrar a realidade. Agora, com o ambiente digital, as coisas mudaram muito. Meu propósito é dar a vocês uma visão de como o Fisco está agindo e ressaltar que manter-se atualizado é de fundamental importância”, ponderou.

Ao longo do evento, José Luiz explanou sobre os perigos existentes e as preocupações antes do envio das informações ao Fisco. “O governo, seja municipal, estadual ou federal, está preparado no sentido digital, principalmente a Receita Federal com o Sped. Eles estão muito bem equipados com essas ferramentas”, comentou.

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é um software disponibilizado pela Receita Federal (RF) a todas as empresas para que elas mantenham e enviem ao órgão informações de natureza fiscal e digital. Ficar por dentro de como funciona e como a RF fiscaliza é importante para que o empresário não caia na malha fiscal.

“É preciso entender como as coisas estão acontecendo. Os contadores devem saber em que campo eles estão andando. Isso ajuda para que eles possam preparar melhor uma documentação e trabalhar de forma correta”, explica José Luiz.

A estudante de Ciências Contábeis, Jhenifer Glenda, assistiu a palestra e destacou a importância do tema para os que ainda estão na faculdade. “Nós vamos sempre adquirindo mais conhecimentos e tendo em mente que a atualização profissional é imprescindível”, disse. O contador Eudes Tavares ressaltou que o conteúdo exposto por José Luiz é algo do cotidiano profissional, mas que causa muitas dúvidas. “Por isso é importante eventos que tragam temas atuais para serem discutidos. A nossa evolução depende disso e a palestra trouxe muito conhecimento”, apresentou.

O palestrante José Luiz afirmou também que gostou da interatividade dos participantes e enfatizou o propósito do evento: “Tentei dar uma visão geral porque, às vezes, as pessoas não têm noção de como é que as documentações estão sendo cruzadas. Interessados, eles fizeram perguntas que demonstram que vão fazer um trabalho diferente a partir de agora”.

Cerca de 140 pessoas, entre estudantes, contadores e empresários, participaram da palestra. A entrada foi mediante 5 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCGO.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro