O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás deu início ao maior evento da classe contábil goiana em 2015, a XI Convenção de Contabilidade de Goiás. O encontro teve início na manhã desta quinta-feira (17), e finalizará no dia 18 de setembro com a realização de um delicioso jantar de confraternização entre as autoridades presentes e participantes do evento.

Representantes do governo de Goiás, Sebrae, Conselho Regional de Administração, Conselho Federal de Contabilidade, Fundação Brasileira de Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Senar/Faeg, Sescon Goiás, além dos conselheiros do CRCGO e a completa diretoria de vice-presidentes do CRC Goiás estavam presentes no evento.

O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, fez a abertura oficial do evento, e destacou que a atual gestão tem sido marcada por importantes avanços na promoção da educação continuada, modernização da fiscalização eletrônica, e a efetividade no trabalho de registro. “A gestão 2014/2015 do CRCGO tem levado cursos e treinamentos aos profissionais de todas as regiões do Estado, com participação cada vez mais crescente do público contábil. Não devemos competir para sermos os melhores. Devemos competir para sermos inigualáveis. Por outro lado, nós, profissionais da contabilidade, devemos aceitar limites. Precisamos concentrar os nossos esforços nas atividades essenciais de nossa carreira, e terceirizar o restante, por meio de parcerias salutares, fortes e consolidadas”, afirma.

Entusiasmado, o representante do CFC, Sergio Faraco, trouxe uma rápida palavra motivadora aos participantes. “O que precisamos no País? Credibilidade e transparência. E para corrupção só tem uma arma: CONTABILIDADE. Que todos tenham a consciência de que a XI Convenção  de Contabilidade de Goiás não é despesa, mas conhecimento e investimento. O escritório de contabilidade é um mercado promissor em todos os sentidos. Vejo que é muito importante ter um escritório atualizado em termos de informática”, abordou.

O diretor da FBC, Luiz Grim, explicou em seu pronunciamento que o mote para criar a educação continuada no Sistema CFC/CRCs foi o de oferecer orientação, informação e capacitação antes da punição. “Neste sentido, a XI Convenção de Contabilidade de Goiás integra a educação continuada em todos os Conselhos. O mercado de trabalho está a pedir constantemente profissionais preparados, e o contador tem grandes espaços pela sua formação. Não basta apenas conquistar o diploma, passar no Exame de Suficiência e ter o registro no CRC. É preciso dar continuidade, andamento com desenvolvimento profissional, educação continuada e especialização”, reforçou.

Grim ainda destacou a visita feita na última quarta-feira (16) por delegados e conselheiros do CRCGO ao CFC. “Ontem, pela primeira vez na história do Sistema CFC/CRCs, recebemos em Brasília, conselheiros e delegados de um Conselho Regional. O CRCGO levou 31 delegados e alguns conselheiros para conhecer as atividades realizadas pelo sistema. Uma ação pioneira que partiu daqui, deste que é um Conselho inovador”, pontuou.

Na primeira palestra ministrada, Marcelo Cavalcanti ressaltou pontos importantes do IFRS. “Esses aspectos foram apresentados com relação ao Reconhecimento da Receita na venda de um produto, na prestação de serviços e na construção de ativos, abordando como a Receita é alocada no resultado, sendo um dos itens mais importantes na apuração do desempenho da empresa, porque afeta o resultado e evidentemente afeta os cálculos dos impostos, como também afeta o lucro da empresa no cálculo da remuneração dos sócios, na parte de dividendos”.

Já o presidente do CRCPA Pedro Araújo, apontou o papel do profissional da contabilidade perante a sociedade. “Trabalhamos no desenvolvimento de ferramentas que atendam as demandas buscando novas parcerias. Uma das grandes conquistas foi a transparência, principalmente no que se refere às campanhas eleitorais. Conseguimos com que seja obrigatória a assinatura do contador em todas as prestações de contas eleitorais. Hoje estão em pauta assuntos ligados a tecnologia, empreendedorismo e o compromisso de atuarmos como fator de proteção à sociedade. Que não se percam o foco” ressaltou.

Representando o governador Marconi Perillo, o diretor da Saneago, Afreni Gonçalves, relembrou aos presentes que Goiás foi o primeiro Estado a promover os ajustes econômicos, graças a visão empreendedora e a interação por meio de parcerias com as autarquias e a sociedade goiana. “O líder é aquele que faz a coisa certa e o gestor é aquele que faz a coisa bem feita”, citou Afreni, nas palavras do pensador Peter Drucker.

O superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, destacou a eficiente parceria existente entre a entidade e o CRCGO. “O CRC Goiás tem feito um grande trabalho, certamente um dos CRCs mais eficientes do Brasil, e essa Convenção vem confirmar esse fato, uma Convenção altamente significativa sob o ponto de vista técnico e também sob o ponto de vista de gestão, análise de futuro, e de temas que vão ser debatidos durante o dia”. Ainda sobre as parcerias, Motenegro ainda citou o Sistema Redesim como um diferencial para agilização nos processos de abertura e fechamento das empresas, projeto que pode revolucionar e acabar com a burocratização nos processos.

O superintendente do Senar Goiás Eurípedes Bassamurfo, apontou que a educação tem sido melhorada e inovada graças a uma das grandes parcerias realizadas em 2014 com o CRCGO. “Pudemos levar a contabilidade aos proprietários rurais. Nós precisamos de vocês para fechar nossas contabilidades”, conclamou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, atualizado às 12h47