O coordenador da Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública do CRCGO e secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida de Goiânia, Einstein Paniago, se reuniu na manhã do dia 30 de novembro com membros da Delegacia Regional da Receita Federal. Durante a reunião, esteve em pauta o termo de cooperação técnica de troca de informações entre a Receita Federal e o CRCGO.

Einstein Paniago explicou quais são os benefícios que o referido termo trará para a rotina do profissional da Contabilidade em Goiás. “O termo de cooperação técnica entre o CRCGO e a Receita Federal pode implicar em benefícios à classe contábil em várias dimensões. Na dimensão do Registro será na melhor identificação dos contabilistas em exercício nas distintas áreas, uma vez que facilita uma base maior de atrelamento das pessoas jurídicas aos seus contadores responsáveis. Na dimensão do Desenvolvimento Profissional implica na possibilidade de melhor planejamento do Conselho quanto às capacitações, visto que cada curso que for ministrado poderá ser direcionado para os profissionais que estão em atuação em determinadas áreas, com base nos CNAIS e no porte das empresas que são atendidas, ou que tem como responsáveis técnicos um quadro específico de contabilistas”, avaliou o coordenador e secretário, que ainda apontou quais são as vantagens existentes no que se refere ao processo fiscalizatório.

“No ponto de vista da Fiscalização também vai nos auxiliar nas ações para coibir a competição desleal e o exercício irregular da profissão, uma vez que, semelhante ao que ocorre hoje no convênio com o Estado de Goiás, na Receita Estadual, poderá numa situação de aperfeiçoamento dos sistemas, haver uma consulta online dos sistemas da Receita Federal às bases do cadastro do Conselho Regional de Contabilidade, para validar aqueles profissionais que estão ativos, quando forem praticar algum ato perante a Receita Federal. Naturalmente todas essas implicações ainda estão em análise e o termo de cooperação vai refletir o melhor desenho técnico e legal para esse trabalho conjunto entre a Receita e o CRCGO”, finalizou.

5466b0ef-b4f9-41f8-80f3-a436afca09a8 (Copy)

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *