Após passar por Uruaçu, Luziânia, Catalão e Rio Verde, foi a vez de Goiânia receber nesta sexta-feira (13) no auditório do CRCGO o “Treinamento eSocial e as Novas Regras do Simples Nacional para 2017”, ministrado pelo advogado empresarial e tributarista de Curitiba, Edison Garcia Junior.

Buscando o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, o CRCGO realiza frequentemente eventos desta natureza. “Temos de trabalhar para fazer com que o contador busque mais conhecimento. Ele precisa se conscientizar que isso é muito importante e o CRCGO não vai medir esforços para que isso seja feito”, afirmou o presidente do Conselho, Edson Bento dos Santos.

Em parceria com a Thomsom Reuters Domínio, o curso reuniu cerca de 200 pessoas. De acordo com o palestrante, a forma como o conteúdo está sendo apresentado – abrangendo os dois assuntos: eSocial e Simples – é inédita e tem conseguido sanar a maioria das dúvidas dos participantes.

Boa parte das alterações do Simples Nacional, que também estiveram em discussão durante o evento, terão reflexo apenas no ano de 2018. Entretanto, em 2017 algumas alterações são extremamente significativas, principalmente no que diz respeito à exclusão de empresas que faturam entre 3,6 milhões e 4,8 milhões, regulamentação da terceirização de serviços para salões de beleza, além de mudança na forma de cálculo do imposto.

Há quase dois anos após a sua implantação, o eSocial ainda tem sido um desafio enfrentado pelas empresas e seus respectivos contadores.  Em 2017 o programa do Governo Federal irá sofrer mudanças e tem sido alvo de muitas dúvidas, conforme destacou o palestrante e advogado empresarial e tributarista, Edison Garcia Junior. “Os contabilistas devem se atentar, pois o eSocial é uma obrigação acessória e não muda absolutamente nada da legislação. O programa vai entrar na vida do profissional de maneira simples e dentro do processo de trabalho dele”, concluiu.

O contador Fernando Souza Silva esteve presente no treinamento e avaliou de forma positiva a realização do mesmo para atualização e facilitação do trabalho do profissional contábil, uma vez que o eSocial vai unificar tudo em uma só prestação de contas. “A maioria dos clientes entregam as informações muito atrasadas e devido à exigência de prestar uma conta dentro do prazo acabamos prejudicados. Com essa mudança nós teremos as informações mais acessíveis e em tempo hábil”, destacou.

A abertura do evento contou com a participação do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, do presidente do Sescon Goiás, Francisco Canindé Lopes, do contador e ouvidor-assistente do CRCGO, Otávio Martins Júnior, do conselheiro do CRCGO, Ivan Pugas, e dos ex-conselheiros Marciel Augusto Lima e Josenilda Ribeiro.

Rio Verde

No dia 12 de janeiro a cidade de Rio Verde também recebeu o treinamento sobre o eSocial e as Novas Regras do Simples Nacional para 2017. Com mais de 70 inscritos, os temas foram amplamente abordados para esclarecimento dos contabilistas e demais profissionais que participaram do evento. Na cidade, mais de 351 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados foram doados para uma entidade localizada no município.

Fonte: Assessoria de imprensa CRCGO – Camila Pedroso (estagiária)