A Receita Federal do Brasil disponibilizou no dia 3 de novembro de 2014, mais uma ferramenta que auxiliará o contribuinte Pessoa Física. Trata-se do aplicativo “Rascunho IRPF”, que possibilita às pessoas físicas a elaboração do rascunho da declaração do IRPF ano calendário 2014, exercício 2015. Acredita-se que o aplicativo contribuirá de forma significativa para agilizar a prestação de contas com o Fisco.

“Em que pese à utilização do rascunho ser opcional, entendemos que a utilização do aplicativo, que pode ser baixado no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), é extremamente importante para registrar os rendimentos recebidos pelo contribuinte durante o ano de 2014, bem como os pagamentos efetuados, bens e direitos adquiridos e vendidos, dependentes, etc”, menciona o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima. O planejamento resultará em melhores condições na prestação de serviços desses profissionais.

Essas informações podem ser digitadas com fatos ocorridos durante todo o ano de 2014, podendo ser incluídas, alteradas ou excluídas. “Para salvar o rascunho, o contribuinte deve criar uma palavra-chave com no mínimo 8 (oito) caracteres, cujo conhecimento será de sua inteira responsabilidade, não podendo a mesma ser recuperada”, alerta.

As informações referentes ao ano de 2014 contidas no rascunho poderão, por opção do contribuinte, ser transportadas para a Declaração da Pessoa Física, que será transmitida até o dia 30 de abril de 2015.

Acessível por meio de tablets, smartphones e desktops e compatível com sistemas operacionais Android e iOS (Apple), o aplicativo estará disponível até 28 de fevereiro de 2015, sendo que no dia 1º de março o contribuinte terá a opção de importar as informações preenchidas para o formulário oficial.

De acordo com a Secretaria da Receita Federal do Brasil, com apenas sete dias em produção, os sistemas do Rascunho da Declaração do IRPF foram acessados por 20.552 usuários que salvaram pouco mais de 10 mil Rascunhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO