Entre as principais modificações no segmento contábil para este está o fim da emissão de registro pelos Conselhos Regionais de todo País aos técnicos em contabilidade. Portanto, quem deseja entrar para a área a partir de junho deste ano, terá que cursar graduação de nível superior em Ciências Contábeis, além é claro, de ser aprovado no Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Conforme explica o vice-presidente de Registro do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto, a Lei 12.249, de 2010, alterou o Decreto-Lei 9.295, de 1946, que regulamenta a profissão contábil, determina a criação do Conselho Federal de Contabilidade e define as atribuições dos contadores. As novas definições passam a exigir o Ensino Superior para obter o registro da categoria, mas mantêm as prerrogativas profissionais dos técnicos já registrado. A partir do dia 2 de junho, será permitida a solicitação de inscrição somente de bacharéis em ciências contábeis. No entanto, os técnicos em contabilidade registrados até a data acima informada poderão continuar a exercer suas atividades normalmente”, enfatiza.

As mudanças não representam o fim da categoria, pois, enquanto houver pessoas com essa formação, haverá técnicos no mercado. É o que garante Rangel Francisco. “Não está sendo extinta a categoria dos técnicos em contabilidade”, garante.

Ele aconselha àqueles que detém o curso técnico e que ainda não se registrou correr, pois o prazo está findando. “Já aqueles que são registrados como técnico, aconselho a fazer a graduação pois o mercado está cada vez mais competitivo e a demanda cada vez maior por profissionais de nível superior”.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves