A Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do Sistema CFC/CRCs relembrou em uma reportagem especial da Revista Brasileira de Contabilidade momentos marcantes para a jovem categoria contábil no decorrer dos últimos 15 anos, quando o Projeto foi idealizado e colocado em prática no Brasil. Atualmente, o Projeto Jovens Lideranças Contábeis é composto por estudantes de Ciências Contábeis e profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho, que muito têm lutado para garantir maior representatividade em meio às entidades contábeis brasileiras.

Em torno desta lembrança trazida pela Comissão, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás também se orgulha de um dos principais representantes das jovens lideranças contábeis no Estado. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, e coordenador do Projeto em Goiás, Weberth Fernandes, fez parte do movimento estudantil, com o qual foram criadas as Executivas Nacionais e Estaduais e a Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Fenecic), esta última que foi presidida por Fernandes nos anos de 2004 e 2005.

Quando foi criada, a Fenecic tinha a finalidade de incentivar a participação dos estudantes de Ciências Contábeis nas ações classistas, além de prepará-los para o mercado de trabalho. Na ocasião, Weberth trabalhava para que os colegas estudantes reconhecessem a sua importância diante da contabilidade no País. No decorrer da matéria, o vice-presidente do CRCGO explica que tais movimentos precisam estar integrados e alinhados com os objetivos das entidades contábeis para que possam se fortalecer. “A importância do sistema contábil brasileiro em reconhecer a relevância da participação do estudante de Ciências Contábeis em ações por ele promovidos desencadeia um sentimento de responsabilidade com a classe desde jovem até a maior idade profissional”, avalia.

Foi durante a gestão do ex-presidente Alcedino Gomes Barbosa (2002/2003) a frente do CFC que o Projeto Integração Estudantil foi criado. Além de fortalecer o lado profissional, o projeto também objetivava o desenvolvimento de ações empreendedoras e a promoção de ações sociais. A primeira composição da Comissão teve Weberth Fernandes como membro, e foi presidida por Jucileide Ferreira, atualmente presidente da Academia Norte-Riograndense de Ciências Contábeis.

Foi na gestão da ex-presidente Maria Clara Bugarim (2006/2007) e (2008/2009) que foi criado o Projeto CFC Jovem. Logo em seguida, no ano de 2013, a Comissão mudou de nome e passou a se chamar Comissão de Jovens Lideranças Contábeis. Junto com a Comissão, veio o desejo por fomentar o empreendedorismo, a formação de líderes e a responsabilidade socioambiental.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da RBC