O 1º Fórum de debates da classe contábil é a principal novidade para o segundo semestre de 2016. Resultado de uma parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), o Fórum será realizado no dia 22 de setembro, no auditório do CRCGO, das 8h às 12h, com o tema Esclarecimentos e posicionamentos acerca dos aspectos paralegais e atuação da Juceg e seus reflexos no trabalho do contabilista goiano.

A parceria foi firmada em julho em reunião entre o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, o presidente da Juceg, Rafael Lousa, e os vogais do Conselho na Junta, Wagner Felipe Filho e Elione Cipriano. Na ocasião, Edson afirmou que “ a uniformidade da comunicação, com a consolidação do entendimento será um grande passo”.

O Fórum terá quatro debatedores: Wagner e Elione, representando o CRCGO; Ana Paula Chaves Amador, gerente institucional da Junta, e Ana Maria Paranhos, convidada, representando a Juceg. O debate será sobre vários temas, entre eles: constituição, alteração e baixa de empresas, transformação de sociedade (Ltda, Eireli, Individual, S/A), fusão, cisão e incorporação.

Os principais aspectos e dificuldades da Redesim também serão abordados, assim como as ocorrências que provocam a exigência nos processos e procedimentos na análise de processos de cooperativas. Wagner explica que esta será uma parceria de sucesso haja vista a importância dos contadores manterem contato direto com a Juceg. “É fundamental que os profissionais da contabilidade tenham essa oportunidade de questionar e expor as dúvidas que tem com relação aos serviços da Junta, por exemplo, contrato social, alterações, etc.”, afirma.

A palavra parceria significa, de acordo com o dicionário O Globo (1999), “reunião de indivíduos para certo fim de interesse comum”. Neste caso, como esclarece Wagner, o principal objetivo é que haja uma iteração maior entre os contadores e a Junta. As dúvidas, principalmente no que se refere a Redesim, são frequentes por partes dos profissionais que precisam dos serviços da Juceg. O diálogo será a saída para que os impasses sejam resolvidos e tanto a Junta quanto a classe contábil possam realizar seus serviços sem mais dificuldades.

As inscrições poderão ser feitas no site do CRCGO e a entrada será mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro