Novo sistema da Juceg permite que empresa seja aberta com apresentação de apenas uma via da documentação, ao invés de três. Além disso, usuário terá acesso ao documento aprovado pela internet
Goiânia, 10/07/2014 – A abertura de empresas em Goiás vai ficar mais simples e acessível a partir do dia 14 julho quando será obrigatória a apresentação de apenas uma via do contrato social. “Não será mais necessário apresentar três via do ato. A medida vai gerar economia ao nosso cliente e reduzir a burocracia na prestação do serviço”, afirma o presidente da Junta Comercial de Goiás – Juceg, Alexandre Caixeta.
Com o novo sistema, o procedimento de registro de atos empresariais vai ficar mais ágil e seguro. “Hoje, o usuário faz uso de três vias e precisa se deslocar mais de uma vez à Junta Comercial para levar e buscar documentos. Com o via única, ele vai se dirigir à Juceg apenas para dar entrada no processo”. Segundo Caixeta, o usuário poderá consultar a aprovação e baixar o documento aprovado pelo portal de serviços na internet.
Redução de taxas – O empresário que tinha que reconhecer firma de três vias do ato, agora, terá que fazer o procedimento em cartório em apenas uma via. “Tem empresa com 20 sócios. Seriam vinte reconhecimentos de firma multiplicados por três. No fim das contas, soma um valor alto”, analisa o coordenador do cadastro da Juceg, Herley Santiago. O preço para reconhecimento de firma por verdadeiro em um cartório da capital é de 3,32 reais.
Além disso, o via única possibilita que, após aprovado pela Juceg, o cliente visualize o contrato social na internet, o que extingue a taxa de via adicional. “Antes, para ter acesso a mais que duas cópias autenticadas do contrato social, o cliente tinha que pagar uma taxa para a Junta Comercial. Com o novo sistema, o cliente terá acesso ilimitado ao documento certificado digitalmente e não precisa pagar mais nada por isso”, explica o presidente da Juceg.
A autenticidade do documento poderá ser verificada eletronicamente por meio do número de protocolo e da chave de acesso ao documento no portal de serviços da Juceg. “Se o empresário precisa apresentar um documento de ato empresarial, não será mais necessário tirar cópia do documento e autenticá-lo”, esclareceu.
Economia para o setor público – A Juceg também reduz os custos com a impressão de selos para a chancela de documentos. “Cai o gasto com esse material, já que agora vamos etiquetar apenas uma via e não três. A última aquisição de selos que fizemos saiu a 177 mil reais. Na próxima compra teremos uma redução de quase de 70% desse valor”, avalia o presidente da Junta Comercial.
A implantação do via única também gerou mudanças para o cadastro de processos que foi modernizado. “Agora vamos receber o processo virtual. Isso vai impedir o extravio de documentos e diminuir o prazo de entrega para o usuário”, afirma o coordenador de cadastro, Herley Santiago. Segundo ele, antes do via única, o processo passava pelo cadastro para, só depois, ser disponibilizado para o cliente.
Como vai funcionar – O prazo médio para análise e aprovação do documento continuará sendo de três dias e depois de aprovado, o empresário terá 60 dias para fazer o download. Para validar o documento bastará entrar no site na Juceg e ter o número de protocolo, que estará no termo de autenticação e a chave de segurança, encontrados no rodapé do documento.
Entre as vantagens, o novo procedimento garantirá maior mobilidade ao empresário, que passa a retirar sua via pelo portal da Junta Comercial e com opções de imprimir quantas cópias quiser, sem a necessidade de autenticar em um cartório, além de excluir a necessidade da existência da via adicional.

Confira Resolução nº 001/2014, da Juceg
Fonte: Gerência de Comunicação da Juceg, 10/07/2014