A partir de maio, não será mais necessário encaminhar três vias da documentação para a abertura de empresas em Goiás. “Vamos implantar o sistema de via única. Com ele, o nosso cliente precisará trazer apenas uma via do processo protocolado para análise, aprovação e arquivamento na Junta Comercial”, explica o presidente da Juceg, Alexandre Caixeta.
Com o novo sistema, o procedimento de registro de atos empresariais vai ficar ainda mais ágil e seguro. “Hoje, o usuário faz uso de três vias e precisa se deslocar mais de uma vez à Junta Comercial para levar e buscar documentos. Com o via única, ele vai se dirigir à Juceg apenas para dar entrada no processo”. Caixeta afirma ainda que, com o novo sistema, o usuário poderá consultar a aprovação e baixar o documento aprovado pelo portal de serviços na internet.
Outra vantagem do via única é a verificação eletrônica da autenticidade por meio do número de protocolo e da chave de acesso ao documento no portal de serviços da Juceg. “Isso é revolucionário. Se o empresário precisa apresentar um documento de ato empresarial, não será mais necessário tirar cópia do documento e autenticá-lo”, esclareceu.
Como vai funcionar – O prazo médio para análise e aprovação do documento continuará sendo de três dias e depois de aprovado, o empresário terá 60 dias para fazer o download. Para validar o documento bastará entrar no site na Juceg e ter o número de protocolo, que estará no termo de autenticação e a chave de segurança, encontrados no rodapé do documento.
Entre as vantagens, o novo procedimento garantirá maior mobilidade ao empresário, que passa a retirar sua via pelo portal da Juceg e com opções de imprimir quantas cópias quiser, sem a necessidade de autenticar em um cartório, além de excluir a necessidade da existência da via adicional.
Fonte: Gerência de Comunicação da Juceg, por Alessandra Lessa, 01/04/2014