O vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, concedeu uma entrevista nesta quarta-feira (14) à CBN Goiânia no quadro Empreender, apresentado pelo jornalista Luiz Geraldo. Na ocasião, Rangel apontou as vantagens para o profissional autônomo se regularizar. Advogados, dentistas, médicos, veterinários, engenheiros, arquitetos e contadores, são exemplos de profissionais liberais.

Rangel Francisco explicou que o autônomo pode se regularizar abrindo um MEI (Microempreendedor Individual) ou EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). “É bem mais vantajoso fazer a regularização. Como profissional liberal existe a possibilidade de se abrir o MEI, pagar uma taxa mensal que varia entre R$ 50,00, passando então a ser legal e podendo emitir nota fiscal de até R$ 5 mil por mês, estando incluso até a Previdência Social. Também é possível abrir a EIRELI, emitindo nota e pagar o INSS, sendo esta uma forma vantajosa para o profissional e para o governo, lembrando que a pessoa tem todos os direitos da Previdência Social”, explica.

Para se tornar um MEI, basta ir ao Sebrae ou Acieg. No caso de EIRELI, é necessário procurar um contador para orientação, como informa Rangel. “É ele que pode explicar o que pode ser melhor agora e no futuro. Caso não queira ter o MEI, basta fazer o cadastro do INSS, fazer o pagamento mensal, e fazer um cadastro na prefeitura e pagar o ISS para o município, porém o mais vantajoso é se regularizar com o CNPJ”, avalia.

Outra vantagem apontada na entrevista é de que o profissional autônomo pode ter funcionários. Sendo assim, o MEI pode ter um, e o EIRELI pode ter quantos funcionários quiser. “O autônomo pode entrar no Simples, e o encargo do funcionário se torna mais barato. Dependendo da atividade, o ideal é procurar um contador e se formalizar”, finaliza.

Clique aqui para ouvir a entrevista

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *