O vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Einstein Paniago, participou no dia 05 de março do IX Encontro de Gestores Públicos (IX EGP) e XIII Semana Contábil Fiscal para Estados e Municípios (XIII SECOFEN). Os eventos foram realizados pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Planejamento e Conselho Federal de Contabilidade, tendo como local as instalações da Escola de Administração Fazendária (ESAF).

Participaram do Encontro vários gestores dos entes federados, em especial os titulares das pastas de Planejamento e Fazenda, bem como os Tribunais de Contas de todos os entes da Federação. “Como decorrência das discussões, será assinado na sede do Tribunal de Contas da União, um termo de cooperação técnica que permitirá que a Matriz de Saldos Contábeis sejam auditados previamente pelas Cortes de Contas antes do envio à STN para a consolidação das contas nacionais”, adiantou o vice-presidente Einstein.

Segundo Einstein Paniago, após a auditagem da STN, os Tribunais utilizarão os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentárias (RREO) e Relatórios de Gestão Fiscais (RGF), bem como outros demonstrativos contábeis que mensurem a gestão da responsabilidade fiscal, eficiência e eficácia de políticas públicas, por meio de seus indicadores contábeis.

WhatsApp Image 2018-03-05 at 14_site

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO