O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás esteve presente nos dias 5 e 6 de agosto, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, para a reunião de Vice-Presidente de Chefe de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade das regiões Norte e Centro-Oeste.
O vice-presidente de Ética, Fiscalização e disciplina do CRC-GO, Wagner Felipe Filho, e o chefe de Fiscalização do CRC-GO, Louis de Oliveira e Silva, representaram o Conselho goiano no evento, que teve como pontos de discussão a fiscalização de empresa individual, cobrança e anuidade, fiscalização preventiva, certidão de regularidade, devolução de processo desprovidos de fundamentação pelo CFC, sistema de fiscalização (Spiderware) e e-fiscalização, atualização de termos de verificação no sistema SPW, sistema de processo eletrônico, Decore, lavratura de autos em face do não cumprimento do programa de educação continuada, criação do fórum de fiscalização e capacitação periódica dos fiscais.
Em um dos itens discutidos, o chefe de Fiscalização do CRC-GO, Louis de Oliveira, destacou a criação do fórum de fiscalização, que tem o objetivo de tornar o fiscal mais atualizado.
“A criação desse Fórum está em fase de formatação, mas ainda não temos uma previsão de quando ficará pronto. A ideia inicial é de que esteja concluído em 2015. O Fórum vai dar mais ferramentas para o fiscal trabalhar. É um sistema de educação continuada que beneficiará o profissional de fiscalização”, explica.
De acordo com Louis Oliveira, o evento, que ocorre uma vez ao ano, busca fazer uma atualização dos procedimentos de fiscalização no Brasil, tornando uma padronização única.
“Devido Às constantes mudanças de normas e Leis, são necessários esses encontros para debatermos a questão da atualização fiscal. Gera uma troca de experiências, e o risco da não atualização pode penalizar o profissional da contabilidade que estiver fora das normas”, assegura.
O primeiro dia da reunião (05), foi marcado por debates técnicos em torno da fiscalização dos Conselhos. Já o segundo dia (06) houve a presença de vice-presidentes de fiscalização de cada CRC.
“A fiscalização é o ponto de equilíbrio entre a sociedade e o contabilista, e norteia entre o que é certo e errado”, finaliza Louis.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO