Atenção contabilista, fique atento!

Há mais de um ano, um vírus está colocando em grande risco todos aqueles que têm o hábito de realizar pagamentos por boleto via internet. A ameaça, identificada em abril do ano passado altera os boletos para desviar o dinheiro do pagamento.

Conhecido como malware, o vírus age quando um internauta que está infectado visualiza um boleto no navegador, e antes que este seja exibido, ele captura o número de código de barras que consta na linha digitável e o altera, mas mantendo o valor e a data, para evitar suspeitas. Ao realizar o pagamento com os números trocados, o usuário envia o dinheiro para uma conta à qual os golpistas terão acesso, em vez de enviar à conta do credor real.

Preocupado com o “golpe do boleto”, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) faz um alerta aos contabilistas para que toda vez que emitir o boleto via internet fique atento ao código de barra inicial emitido pelo Conselho, que deve iniciar sempre com o número “104” e o crédito feito na Caixa Econômica Federal.

Como se precaver – A principal dica para se precaver contra esse tipo de ataque é prestar atenção no código de barras, pois os vazios podem ser percebidos facilmente. As linhas digitáveis atribuídas aos boletos após a alteração são sempre parecidas e a logomarca do banco nem sempre bate com o número.

Abaixo (figura 1), você pode ver um boleto aleatório divulgado pela Caixa, com o formato correto que os documentos devem ter. Em seguida (figura 2), um boleto alterado pelo malware.

Figura 1

Figura 2

Embora o exemplo mostrado acima seja da Caixa, o vírus pode atacar boletos de quaisquer bancos. As linhas digitáveis fraudulentas remetem às contas do Santander.

O site dá dicas de como perceber se você foi infectado:

– As linhas digitáveis dos boletos serão sempre parecidas;

– O código de barras terá um “buraco” branco e será inválido;

– O logo do banco não será sempre idêntico ao número do banco presente na linha digitável.

O Linha Defensiva destaca que o vírus desativa os softwares de segurança dos bancos e se ativa para iniciar juntamente do computador. Por isso, a sugestão é verificar quais softwares estão ativos no seu computador. Para tanto, bastar ativar o gerenciador de tarefas (alt+ctr+Del) e ver a lista de “processos”. Caso encontre algum aplicativo desconhecido em funcionamento, procure se informar e evite fazer transações bancárias.

O vírus também rouba senhas de e-mails e redes sociais. O objetivo, segundo destaca o Linha Defensiva, provavelmente, é disseminá-lo.