Os voluntários do Observatório Social de Goiânia (OSGyn) se reuniram no último sábado (15/08) para o segundo módulo da capacitação Licitação e Contratos, ministrada pelos analistas da Controladoria Geral da União (CGU), Divino Araújo e Cláudio Chaves. O treinamento trouxe ferramentas e parâmetros para que os participantes pudessem trabalhar no resguardo da administração pública, na verificação de editais de licitação e no monitoramento da prevenção de fraudes. De acordo com os palestrantes, tudo pode acontecer nos processos licitatórios e, muitas vezes por descaso da própria administração pública, erros acontecem e passam despercebidos.

Conforme explica a presidente do OSGyn, Lorena Silvério, a parceria com a CGU é uma cooperação técnica, teve início entre o Observatório Social do Brasil e a CGU e se estende para todos os observatórios sociais locais.  Segundo ela, o curso é de extrema importância, “uma vez que os voluntários do observatório são cidadãos que nunca tiveram contato com os processos licitatórios. Desta forma, o curso traz um direcionamento e um check-list das principais questões que devemos observar”. O curso tem o foco de qualificar os voluntários para qualificar o controle social. “Apesar do tema inicialmente ser de alta complexidade, o curso trouxe a simplicidade necessária para que qualquer cidadão possa realizar esta tarefa”, enfatiza Lorena.

Essa é a mesma opinião do coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCGO, Vilmar de Faria. Ele afirma que o assunto é sério, uma vez que trata de recursos da sociedade que devem ser aplicados de forma correta. “E em se tratando de licitação, os concorrentes devem, também, ter direitos iguais na disputa do certame”, esclarece. Na visão dele, toda sociedade deveria se interessar em compreender como de procede um processo licitatório, ou participar de eventos como esse.

O primeiro módulo da capacitação envolveu breves explicações sobre processos licitatórios, pois cada comissão do OSGyn trabalhará, principalmente, com estes tipos de documentos na hora de fiscalizar o trabalho da prefeitura de Goiânia. Ao final do curso, uma atividade para avaliar o conteúdo passado foi realizada.

De acordo com Lorena, o CRCGO tem sido um parceiro institucional desde o início do Observatório Social. “O apoio de instituições renomadas como o CRCGO ao Observatório Social, além de fortalecer a nossa identidade, traz a oportunidade de os associados conhecerem o nosso trabalho e poder contribuir com o controle social”, ressalta.

Para Vilmar, o apoio do CRCGO ao OSGyn em facilitar o treinamento, mesmo que de uma pequena parte da sociedade, proporciona e condiciona a transparência nos processos licitatórios realizados pelo poder público, beneficiando diretamente pela sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *