O maior encontro contábil do Estado, que ocorreu entre os dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, reuniu mais de 500 participantes, além dos principais nomes da contabilidade do País, que abordaram os assuntos mais atuais para o acompanhamento do profissional contábil. Tecnologia e Empreendedorismo foram os temas centrais da XI Convenção de Contabilidade de Goiás.
Representantes do governo de Goiás, Sebrae, Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA), Senar/Faeg, Sescon Goiás, além dos conselheiros do CRCGO e a completa diretoria de vice-presidentes do CRC Goiás estiveram presentes no evento.
O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, fez a abertura oficial do evento e destacou que a atual gestão tem sido marcada por importantes avanços na promoção da educação continuada, modernização da fiscalização eletrônica e a efetividade no trabalho de registro. “A gestão 2014/2015 do CRCGO tem levado cursos e treinamentos aos profissionais de todas as regiões do Estado, com participação cada vez mais crescente do público contábil. Não devemos competir para sermos os melhores. Devemos competir para sermos inigualáveis. Por outro lado, nós, profissionais da contabilidade, devemos aceitar limites. Precisamos concentrar os nossos esforços nas atividades essenciais de nossa carreira e terceirizar o restante, por meio de parcerias salutares, fortes e consolidadas”, afirma.
Entusiasmado, o representante do CFC, Sergio Faraco, trouxe uma rápida palavra motivadora aos participantes. “O que precisamos no País? Credibilidade e transparência. E para corrupção só tem uma arma: CONTABILIDADE. Que todos tenham a consciência de que a XI Convenção de Contabilidade de Goiás não é despesa, mas conhecimento e investimento. O escritório de contabilidade é um mercado promissor em todos os sentidos. Vejo que é muito importante ter um escritório atualizado em termos de informática”, abordou.
O diretor da FBC, Luiz Grim, explicou em seu pronunciamento que o mote para criar a educação continuada no Sistema CFC/CRCs foi o de oferecer orientação, informação e capacitação antes da punição. “Neste sentido, a XI Convenção de Contabilidade de Goiás integra a educação continuada em todos os Conselhos. O mercado de trabalho está a pedir constantemente profissionais preparados e o contador tem grandes espaços pela sua formação. Não basta apenas conquistar o diploma, passar no Exame de Suficiência e ter o registro no CRC. É preciso dar continuidade, andamento com desenvolvimento profissional, educação continuada e especialização”, reforçou.
O superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, também registrou presença e em seu discurso afirmou que sem os contadores seria impossível empreender com qualidade. “Nenhuma empresa prescinde do contador. Neste sentido, o Sebrae Goiás não é só parceiro do CRCGO, mas uma instituição irmã desta autarquia que representa esta classe. Acredito que este é o caminho para disseminar conhecimento para alavancar as ações”, enfatizou.
Ele também citou a Redesim como um diferencial para agilização nos processos de abertura e fechamento das empresas, projeto que pode revolucionar e acabar com a burocratização nos processos empresariais.
Na primeira palestra ministrada, Marcelo Cavalcanti ressaltou pontos importantes do IFRS. Foram apresentados aspectos relacionados ao Reconhecimento de Receita, sendo este um dos itens mais importantes na apuração do desempenho da empresa.
O mestre em Ciências Contábeis, Fábio Almeida, ministrou palestra com enfoque na Lei 12.973/14 e a Instrução Normativa 1515/14. Segundo Fábio, as mudanças que ocorreram na forma de manuseio da contabilidade se referem principalmente a visão do Fisco sobre essa contabilidade societária. Até então nós tínhamos dois mundos distintos: a contabilidade fiscal e a contabilidade societária. Com o advento dessa Lei, esses dois conceitos se uniram, transformando-se em uma contabilidade única para todos os efeitos.
Outro momento de destaque durante a XI Convenção de Contabilidade foi a apresentação do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o CRCGO e o Ministério Público de Goiás, com a especial participação da Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação do MP-GO Simone Disconsi de Sá Campos.
Com o tema “Nascido para Vencer”, o palestrante Janderson Santos abordou a ideia de que todos nascem com o objetivo de vencer, no entanto, na medida em que as pessoas crescem, elas perdem a capacidade de realização por diversos motivos.
No segundo dia da XI Convenção de Contabilidade de Goiás, o palestrante Anderson Hernandes ministrou o tema “Marketing Contábil 2.0”, esclarecendo aos profissionais da contabilidade como eles podem se valorizar no mercado e relacionar com seus clientes.
Com o tema “Contador 2.0”, o palestrante Roberto Dias Duarte orientou os participantes a contabilidade e as técnicas contábeis do Brasil que já estão internacionalizadas, no entanto, os quase 50 mil escritórios contábeis do Brasil ainda carecem de gestão para se encontrarem como empresas.
Escrituração Contábil Fiscal (ECF) foi tema de palestra ministrada por Danilo Lollio. O prazo para entrega da ECF se encerra no dia 30 de setembro, mas boa parte dos escritórios ainda não realizou a entrega da obrigação. Lollio explicou que apesar de ser uma nova declaração do SPED que não tem nada de diferente do que o contribuinte já entregava, que era a antiga DIPJ, os escritórios estão esperando sair algo a mais que não existe e que é inexplicável.
Empreendedorismo e Gestão foi tema ministrado pelo palestrante Ladmir Carvalho. Segundo Ladmir, existem aspectos a serem levados em conta para transformar o escritório de contabilidade em um ambiente lucrativo e satisfatório para todos os envolvidos.
A coach Adriana Albuquerque ministrou a última palestra da XI Convenção de Contabilidade de Goiás, com o tema “Superação e Resultados Sensacionais”. A palestrante apontou o passo a passo para a garantia da conquista pessoal e profissional. Ela finalizou dizendo que a conquista não pertence aos melhores, e sim àqueles que não desistem.
Clique aqui e tenha acesso às fotos da XI Convenção de Contabilidade de Goiás
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise